Como ser instrumento da misericórdia de Deus?

10/02/2024 Por IAA

Domingo VI do Tempo Comum — 11 fevereiro 2024
A liturgia deste Domingo fala-nos de um Deus que ama e abraça, com umaternura sem medida, todos os seus filhos e filhas, particularmente aqueles que os acidentes da vida magoaram e desfiguraram. Ele não exclui ninguém nem aceita que, em seu nome, se inventem sistemas de discriminação ou de marginalização dos irmãos.

1. Ter a certeza de que:

– Deus é bom “Jesus disse-lhe: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.” Marcos 10:18.

– O mal não vem de Deus (Ele não o quer, nem o produz) mas Deus consegue tirar bem até do que é mal: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Romanos 8:28

– Deus sempre dá o que é bom no bom momento. “Ora se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos céus dará coisas boas àqueles que lhe pedem!”. Mateus 7:11

2. Adotar as atitudes de Jesus 

– Ter compaixão daqueles que sofrem

Fazer tudo com um coração de caridade, o de Jesus que olha para as multidões e se deixa dominar, o do Pai que ama os seus filhos com ternura e misericórdia, o do espírito que pode fazer novas todas as coisas.

“Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero: fica limpo”. Marcos 1:41. Em espírito de oração, peçamos esse coração decompaixão e intercedamos pelas pessoas que virão ao nosso encontro e que precisarão de cura.

“Jesus manso e humilde de coração, faz o meu coração como o teu”

– Ter certeza de que Deus agirá e salvará

“Se quiseres, podes curar-me.” Marcos 1:40

Exercer a fé. Não precisamos de muita fé para orar pela cura. A minha fé é um músculo que vai crescer tanto mais quanto mais eu a exercitar.

– Ir ao encontro das necessidades das pessoas

A audácia de estender a mão aos outros no seu sofrimento provém da certeza da vontade que Deus quer salvar. Deus agirá!

“Um leproso veio a Jesus; Implorou-lhe e, caindo de joelhos suplicou-Lhe: ‘Se quiseres, podes curar-me’.” Marcos 1:40

3. Fazer todas as coisas para a glória de Deus

Irmãos: fazei tudo para glória de Deus. Fazei como eu, que em tudo procuro agradar a toda a gente, não buscando o próprio interesse, mas o de todos, para que possam salvar-se.” 1 Coríntios 10:31

“A Deus nada é impossível”, diz o anjo a Maria. É verdade, Deus pode criar, pode salvar, pode santificar… Jesus pode curar os doentes que encontra, mas espera uma palavra de confiança: “Se queres!” O homem submete-se, então, à sua vontade. Diante desta confiança do doente, Jesus tem piedade, porque vê que ele se abandona nas suas mãos para ser recriado, levantado, salvo, purificado. Deus deixa-Se tocar pelo ser humano, sua criatura, quando esta se deixa remodelar por Ele, do mesmo modo que se deixa modelar na manhã da criação. Jesus recomenda para não dizer nada a ninguém, porque não quer aparecer como um taumaturgo que manifesta o sensacional, mas sim como Aquele que é sinal da parte de Deus. Um único grito toca-O: “Se quiseres, podes!” Oxalá as nossas orações de pedido comecem todas com a expressão da nossa submissão à vontade de Deus!…

PPP:

– Na oração, faz um ato de fé e coloca-te à disposição do Senhor

– Pergunta-te quem são as pessoas ao teu redor que estão a sofrer

– Vai ao encontro das pessoas que sofrem, ora por elas e com elas