Que tens feito dos teus talentos?

18/11/2023 Por IAA

Domingo XXXIII do Tempo Comum — 18 novembro 2023

No domingo passado Jesus contava uma parábola de 10 miúdas que esperavam o noivo. Nessa história Jesus é o noivo que vem ao nosso encontro e nós somos aqueles que o esperam agindo prudente ou imprudentemente. Estando ou não atentos à sua vinda!

Neste domingo, Jesus conta uma outra parábola: havia um senhor que saiu em viagem e que entregou um Tesouro a cada um dos seus servos. A cada um deu segundo as suas capacidades e quando voltou perguntou o que cada um tinha feito com o que recebeu.

A pergunta que Deus nos coloca neste domingo é: o que tens feito com aquilo que recebeste? O que tens feito com os dons e com os talentos que Eu te confiei?

Para responder a esta pergunta temos de partir do primeiro ponto:

1. Reconhecer os talentos recebidos

– Todos receberam talentos.

A palavra de Deus é clara: “Deus deu dons a cada um. 1 Pedro 4:10. “Deus deu a cada um de nós diferentes dons espirituais.” Romanos 12:6.

– Cada um recebeu “conforme a capacidade de cada qual” (para um 5, para outro 2 e para outro ainda 1) Mateus 25:15.

– Quais são os teus talentos?

Se achas que não tens nenhum, estás enganado(a). Então pergunta às pessoas que te conhecem bem quais são os talentos que Deus te deu.

A real finalidade de um talento não é vangloriar-se na própria virtude, mas glorificar a Deus. 

2. Usa os teus dons para o bem dos outros.

“Sêde bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!” 1 Pedro 4:10

“De graça recebeste, dá de graça!” Mateus 10:8

Deus entregou a cada um de nós dons para desenvolver, e condições para os aprimorar. Deus, além de nos dar os dons, deu-nos o caminho para desenvolvermos as nossas qualidades. Por isso devemos desenvolver os nossos talentos e dons para adorar a Deus e edificar a vida dos nossos irmãos.

– O que tens feito com os teus dons? O que tens feito com o domque é o teu corpo? O que tens feito com as pessoas que Deus colocou na tua vida? O que tens feito com o teu emprego? O que tens feito com os teus estudos?

3. Perigos ao recebermos talentos

– Ignorância – não saber que “Deus deu dons a cada um”. 1 Pedro 4:10.

– Orgulho – Pensar que somos melhores que os outros “E, se o recebeste, então qual o motivo do teu orgulho, como se não o tivesses recebido?” 1 Coríntios 4:7

– Preguiça – Saber os dons que tenho mas não os exercer porque dá muito trabalho. “Servo mau e preguiçoso”. Mateus 25:26

– Medo – Ter receio de não ser capaz ou de falhar. Ter receio de que os outros vão pensar. “tive medo e escondi o teu talento na terra.” Mateus 25:25

PPP

– Faz uma lista dos teus 10 dons e/ou talentos

– Diz aos teus amigos, filhos, cônjuge 5 dons e/ou talentos que têm.

– Vê o que tens feito com eles e exerce 2 novos.