40 dia para (celebrar) a vitória

19/03/2023 Por IAA

O caminho das trevas para a luz

Esta passagem é conhecida como “A cura do cego de nascença”, mas é muito mais, pois o evangelista descreve o percurso interior que vai fazendo um homem perdido nas trevas até se encontrar com Jesus, “Luz do mundo” (João 9:5).

Qual caminho das trevas à Luz? Quais são as etapas?

1. Ultrapassa o “Porquê?” que duvida do amor.

Face ao sofrimento surgem muitas perguntas: Porquê? Quem teve a culpa? Quem pecou? Onde está Deus? E a dúvida instala-se!

Mas o mal não vem de Deus. “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” Mateus 7:11. Deus só dá o que é bom e Ele não o quer o mal, como tu não o queres!

2. Ultrapassa o “Como?” da mera curiosidade.

Outra grande tentação é interessarmo-nos pelo “como aconteceu” o milagre. Este “como?” pode ser a marca de uma curiosidade estéril ou de uma dúvida de aceitar o que salta aos olhos.

Por vezes o ficar no “como?” bloqueia a pergunta realmente importante: “Se isto aconteceu, então o que é que isso quer dizer? Que implicações tem isso na minha vida?” Este foi o caminho do cego!

3. Aceita obedecer nas coisas comuns.

Um dia Jesus entrou na vida do cego.

“(Jesus) cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te nas piscina de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.” (João 9:6,7)

O cego tem tanta necessidade que deixa que lhe trabalhe os seus olhos. Não sabe quem é, mas confia na Sua força curadora. Seguindo as Suas indicações, simples e banais (lava os olhas na piscina de Siloé), pela primeira vez, começa a ver. O encontro com Jesus e a obediência à Sua palavra transformaram a sua vida.

4. Aceitar crescer e dar passos na fé.

– Aos vizinhos que o veem transformado. É o mesmo, mas parece-lhes outro. O homem explica-lhes a sua experiência: “um homem que se chama Jesus curou-me.” (João 9:11).

– Aos fariseus, entendidos em religião e que lhe pedem todo tipo de explicações sobre Jesus. Ele fala-lhes da sua experiência: “só sei uma coisa: que era cego e agora vejo” (João 9:25). Perguntam-lhe que pensa de Jesus e ele diz-lhes o que sente: “é um profeta (João 9:17). O que recebeu dele é tão bom que esse homem tem de vir de Deus.

– Jesus não abandona a quem o ama e o procura. “Quando ouviu que o tinham expulso, foi procurá-lo” (João 9:35).

Quando Jesus se encontra com aquele homem a quem ninguém parece entender, apenas lhe faz uma pergunta: “Tu acreditas no Filho do homem?” (João 9:35). O mendigo está disposto a acreditar, mas encontra-se mais cego do que nunca: “Senhor, quem é Ele, para que eu acredite?” (João 9:36). Jesus diz-lhe: “Já O viste: é Quem está a falar contigo” (João 9:37). Ao cego abrem-se os olhos da alma. Prostra-se ante Jesus e diz-Lhe: Eu creio, Senhor.” (João 9:38).

O cego foi assim, curado duas vezes da sua cegueira; uma física e outra espiritual. Só escutando Jesus e deixando-nos conduzir interiormente por Ele, vamos caminhando para uma fé mais plena e também mais humilde; vamos passando das trevas à luz!

PPP

Pergunta-te: “Quais são as minhas cegueiras, as minhas trevas?”

Declara: “Deus, Pai, eu creio que tu és bom e que não queres o mal.”

Obedece: O que Deus te disse para fazeres, faz!