Como prosseguir a missão que o Pai confiou a Jesus?

10/05/2024 Por IAA

12 maio 2024 — domingo VII da Páscoa

Eis o tema desta série de homilías que hoje concluímos, dia da Ascensão, dia em que Jesus regressa ao Pai, dia em que nós somos finalmente convidados a assumir a sua missão! É a hora da partida. E Jesus pede-nos novamente para prosseguir a sua obra.

Cada palavra é importante, tanto para o sucesso da missão como para a sobrevivência do grupo. Vamos, pois, analisar cada palavra deste briefing que Jesus nos faz.

I – Qual é a Missão?

– Ide por todo o mundo Marcos 16:15. Somos enviados ao mundo, ao “nosso mundo”. À tua casa, à tua escola ou lugar de trabalho, aos teus amigos e também àqueles que tu não conheces pessoalmente. Também a esses tu és envidado(a)!

– “Pregai o Evangelho”: ou seja, proclamai o Kerygma – O Papa Francisco descreve a primeira proclamação, com a qual tudo começa, com as palavras: “Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar” (Evangelii Gaudium 164) – e o meu testemunho.

Não anunciamos em primeiro lugar valores morais, ou a organização da Igreja, ou procurar mostrar que a Igreja é que tem razão…antes anunciamos primeiro o testemunho de Jesus.

– “Batizai”: levar as pessoas ao batismo, só nós o podemos fazer, sabendo que o Senhor nos prepara o terreno.

– “Expulsai os demónios”. Quando falamos em expulsar demónios, pensa-se em grandes exorcismos, nos demónios que tomam conta das pessoas. Mas mais importante é que precisamos expulsar o que nos divide, que causa entre nós atritos; precisamos expulsar aquilo que causa divisão interior em nossa alma e coração.

Não podemos deixar que as obras das trevas reinem dentro de nós, dominem as nossas relações comunitárias, a nossa família, os nossos lares, a nossa vida eclesial. A autoridade que Jesus nos deu, em Seu nome, é para expulsarmos os demónios.

– “Curai os doentes”. Não se trata apenas de cuidar dos doentes, trata-se de curar os doentes. Esta é também uma parte da missão que não podemos descuidar.

II — O arsenal para viver a missão, e as armas à nossa disposição

 O Espírito Santo“Vós sereis batizados no Espírito Santo”Atos 1:5

 O Nome de Jesus: “E em nenhum outro (Nome) há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12

III — Condições para o sucesso da Missão

“Procedei com toda a humildade, doçura e paciência; suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade do espírito pelo vínculo da paz.” Efésios 4:2-3

Conclusão:

Fim do briefing. Partida em missão dentro de 1 semana. Senhoras e senhoras: preparem-se! Isto não é um exercício. É a sério.

PPP – Próximo Pequeno Passo

— Dizer: «Senhor, aqui estou. Envia-me!»

— Pedir: «Senhor, dá-me a ocasião e a coragem para falar de Ti.»

— Fazer: Falar de Deus ou do que Ele fez na minha vida a, pelo menos, uma pessoa por dia.