Como avançar quando temos dúvidas e medo?

05/04/2024 Por IAA

Domingo II da Páscoa — 7 abril 2024

Jesus foi crucificado na manhã de uma sexta-feira – dia da “preparação” da Páscoa – e morreu pelas três horas da tarde desse dia. Já depois de morto, um soldado trespassou-lhe o coração com uma lança; e do coração aberto de Jesus saiu sangue e água (cf. João 19:31-37). João vê no sangue que sai do lado aberto de Jesus o sinal do seu amor dado até ao extremo (cf. João 13:1): do amor do pastor que dá a vida pelas suas ovelhas (cf. João 10:11), do amor do amigo que dá a vida pelos seus amigos (cf. João 15:13); e vê na água que sai do coração trespassado de Jesus o sinal do Espírito (cf. João 3:5), desse Espírito que Jesus “entregou” aos seus e que é fonte de Vida nova. Da água e do sangue, do batismo e da eucaristia, nascerá a nova comunidade, a comunidade da Nova Aliança.

Eis os discípulos reunidos, depois da morte de Cristo, no Cenáculo, ondese fecharam a sete chaves, por causa do medo! E onde domina o medo,até a fé é anestesiada! O medo não vem de Deus, é o sinal de falta de fé!

Eis a razão da primeira palavra de Jesus aos discípulos após aRessurreição: “A Paz esteja convosco!” João 20:19. Não é apenas o tradicional cumprimento hebraico (“shalom”); significa, para além disso, que Jesus venceu tudo aquilo que assustava os discípulos: a morte, a opressão, a mentira, a violência, a hostilidade do mundo. Os discípulos já não têm qualquer razão para viverem paralisados pelo medo. Jesusapazigua-os, suscitando o oposto do medo: a confiança!

I O exemplo de Tomé.

Tomé é muitas vezes considerado o modelo dos que não acreditam. Mastalvez a característica mais marcante de Tomé é a sua coragem!

Por outro lado, Tomé, mesmo sem ter visto Cristo Ressuscitado,permaneceu com os Apóstolos até ao Domingo seguinte. A história deTomé é menos a história de alguém que precisa de ver para crer, do quea história de alguém que passa pela provação da fé.

A dúvida faz parte desta fé. Certamente, pode haver dúvidas destrutivas, mas tal não é a dúvida de Tomé. Ele gostaria de acreditar no que lhe dizem os companheiros. Mas ele não recusa crer, ele quer compreender melhor. A sua dúvida não é fechada, exprime um desejo de ser apoiada na fé. O Tomé da dúvida torna-se o Tomé que proclama a sua fé como nenhum dos seus discípulos o fez. Ele grita: “Meu Senhor e meu Deus!” João 20:28. São as próprias palavras de Tomé que alimentam a fé e a oração da Igreja. Então, bem-aventurado Tomé!

II A Misericórdia de Deus, remédio para as dúvidas e o medo.

Hoje celebramos o Domingo da Divina Misericórdia, e não foi o acasoque levou João Paulo II a escolher este Domingo para esta festa. QuandoJesus aparece, Ele não os recrimina!

Mas falta ainda o ponto chave deste relato: “Recebei o Espírito Santo! Aquem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoado; a quem osretiverdes, ser-lhes-ão retidos.” João 20:22-23

Muitas vezes não estamos mesmo deprimidos, estamos é acabrunhadospelo mal do qual por vezes somos responsáveis! E é a esse alguémacabrunhado que Jesus diz hoje: “Deixa-Me te amar! Deixa-me telibertar das dúvidas, dos medos, do mal-estar, dos teus pecados; Euquero renovar-te, recriar-te, dar-te a minha Paz!”

Jesus veio para nos amar, nos sustentar, nos tomar pela mão e dar-nos oseu amor e o seu perdão infinitos! A força do Espírito Santo, que astransforma, pelo amor ativo, em perdão! Deus perdoou tudo!

III A transformação dos Apóstolos.

Quando Jesus soprou sobre eles:

— a tristeza converteu-se em alegria

— a dúvida converteu-se em certeza

— o medo converteu-se em confiança

— a culpa converteu-se em liberdade

— a tepidez converteu-se em fortaleza

— a demissão converteu-se em discipulado missionário

O mesmo pode acontecer na tua vida!

PPP  Próximo Pequeno Passo

Hoje, na missa, depois da Consagração, pede a Jesus:

— Que te liberte da dúvida e do medo

— Que venha ao teu encontro, te fortaleça, te dê o Espírito Santo e quete envie em missão