Como reconhecer a voz de Deus?

13/01/2024 Por IAA

Domingo II do Tempo Comum — 14 janeiro 2024

As leituras deste domingo falam-nos do chamamento de Deus. Uma questão se impõe relacionada com o chamamento do jovem Samuel: Como reconhecer a voz de Deus? Como saber se uma ideia me vem de Deus ou se é apenas uma ideia da minha cabeça

Podes fazer-te 7 perguntas para te ajudar a discernir se uma ideia vem de Deus ou não – se vem de Deus, as 7 respostasdevem ser afirmativas

1. A minha ideia está de acordo com a Bíblia?

Se a minha ideia contradiz a palavra de Deus, então eu sei que estou errado, ela não vem de Deus. A verdade, a palavra de Deus não muda! A palavra de Deus permanece, é eterna. A Bíblia diz: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.” (Lucas, 21:33) e ainda: “Se nós mesmos, ou se um anjo do céu vos pregar um evangelho diferente daquele que vos pregamos, seja amaldiçoado” (Gálatas 1:8)

2. Essa ideia torna-me mais parecido(a) com Jesus? 

Jesus é o nosso modelo. Na minha vida de cristão, sou convidado a pensar e a agir como Jesus. Quando tens uma ideia, passa-a na peneira “QFJNML” “Que Faria Jesus No Meu Lugar?”

A carta de Tiago é muito clara sobre este tema: “Se tens ciúmes e um espírito de rivalidade no teu coração, estás a ir contra a verdade. Esta sabedoria não vem do alto. Pelo contrário, a sabedoria que vem do alto é pura, pacífica, benevolente, conciliadora, cheia de misericórdia e fecunda com bons frutos, sem preconceitos nem hipocrisia.” (Tiago 3:14-17)

3. A minha ideia é confirmada por outros

É importante testar, submeter a nossa ideia a quem nos é mais próximo. “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança” (Provérbios 11:14). Não tenhamos medo de pedir a opinião dos nossos familiares (que rezam, que julgamos sábios) para saber o que pensam. Se me confirmarem, pode ser uma ideia que vem de Deus.

4. Esta ideia está relacionada com as minhas competências?

Cada um de nós tem qualidades, dons, habilidades. Paulo escrevia: “Usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu.”. (Romanos 12: 6). A ideia que tenho, está relacionada com as habilidades que recebi de Deus. Se temos uma ideia que é totalmente oposta ao que fazemos, talvez ela não venha de Deus! “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2:10)

5. Esta ideia é sobre a minha responsabilidade? 

Não temos de ter ideias para outra pessoa. “Vendo Pedro (aquele discípulo que Jesus amava), disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Tu, segue-me.” (João 21:21,22)

6. A minha ideia é uma convicção ou uma condenação? 

A convicção vem de Deus e a condenação vem de Satanás. Se tenho uma ideia e ela produz em mim um sentimento de condenação, de acusação, ela não vem de Deus. Deus não condena nem acusa, nem questiona o meu valor! Só o demónio é que condena. Mas a voz de Deus é uma convicção, um convite à mudança. “Vamos lá, levanta-te, vamos juntos, eu perdoo-te!” E com Jesus, podemos mudar.

7. Finalmente, será que a minha ideia produz paz em mim? 

Muitas vezes, os insights que posso sentir de Deus são um encorajamento. Se nos sentimos oprimidos, angustiados, confusos com esta ideia, ela não vem de Deus! Só vem de Deus se sintoalegria e paz com essa ideia. “Porque Deus não é um Deus de desordem, mas de paz” (1 Coríntios 14:33). 

PPP

– Faz um exercício de discernimento sobre um projeto em curso.

– Usa o “QFJNML” (“Que Faria Jesus No Meu Lugar?”)

– Pede o Espírito Santo para compreender o que Deus quer.