Como encontrar Deus, hoje?

06/01/2024 Por IAA

Epifania do Senhor — 7 janeiro 2024

Celebramos hoje, com alegria, a festa da Epifania. Epifania quer dizer “manifestação”. É a festa dos Reis Magos, porque Jesus Se manifestou a eles como Deus. Os magos veem no presépio um recém-nascido, e reconhecem n’Ele Deus. Enquanto padre, eu cruzo muita gente que já encontrou Deus, outros que não; alguns que procuram, outros que não; alguns que acreditam, outros como S. Tomé, estão à espera de “ver para crer”…

1. Dispõe o teu coração para encontrar 

Como podemos encontrar Deus hoje? Pela fé. A fé é uma graça de Deus, mas depende ao mesmo tempo da nossa disposição interior. À volta do presépio encontramos muitas personagens: umas que encontraram Deus, outras que não… e muito por causa das disposições interiores de cada um.

– Os Pastores. Estavam próximos de Jesus. Não só fisicamente, mas também no seu coração: eram gente pobre e humilde, como Jesus. Não tiveram de fazer grande caminho. Quando o Anjo lhes anunciou que o Salvador tinha nascido em Belém, rapidamente O encontraram.

– Os Magos. Estavam longe, mas procuravam Deus de todo o coração. Demoraram meses, talvez anos, a encontrar Jesus, mas não desistiram. Não foi um caminho linear: tiveram de passar por Jerusalém, enfrentaram peripécias… mas chegaram!

– Os Sábios de Jerusalém. Esses conheciam tudo: as profecias, as promessas, quem é Deus e como O haviam de encontrar. Mas não o encontraram. Não se mexeram. Não caminharam.

– O Rei Herodes. Tinha um grande poder à sua disposição, mas usa a informação que lhe dão os magos para fazer o mal. Além de mentiroso e sedento de poder, torna-se criminoso.

2. Põe-te a caminho, como os magos, 

– Ter o desejo de O encontrar.​
Os Magos receberam um sinal, mas isso não valeria de nada se não desejassem ver Deus. Eles partem sem saber bem o que iam encontrar, apenas guiados pelo desejo.

– Deixar-se guiar.​
Os Magos foram guiados de três formas. Pela inteligência,entenderam que a estrela lhes indicava o nascimento de um Rei. A inteligência pode levar-nos à direção certa, mas não até ao fim. No caso dos Magos, levou-os até Jerusalém.​
Aí precisaram de procurar na Palavra de Deus indicações mais precisas. Nós podemos ser guiados pela inteligência até certo ponto, mas depois temos de procurar o caminho na Palavra de Deus, no testemunho dos cristãos, na voz da Igreja. Quando se aproximavam de Belém, os Magos foram ainda guiados pela alegria. O coração enche-se de alegria quando se aproxima de Deus. A alegria é também um sinal da presença de Deus.

– Prostrar-se e oferecer presentes.​
É o que fazem os Magos ao encontrar Jesus. Prostrar-se (ajoelhar) é reconhecer que Jesus é Deus. Não basta saber: para ajoelhar, é preciso acreditar. Muitos sabem que Deus existe, mas recusam-se a acreditar. Os magos oferecem os três presentes: o ouro como reconhecimento da realeza de Jesus, o incenso como reconhecimento da sua divindade, e a mirra como reconhecimento da sua humanidade mortal. 

– Regressar por outro caminho.​
Quando encontramos Jesus, a nossa vida muda. Se continua na mesma, é porque somos impostores e não O encontrámos realmente. 

PPP – Próximo Pequeno Passo

Qualquer que seja o nosso estado, há um passo que podemos dar.

– Se fores como Herodes, e praticares o mal – confessa-te. 

– Se fores como os Sábios de Jerusalém – põe-te a caminho. Adora.

– Se fores como os Pastores – entrar na alegria de ter Deus próximo de ti, na pobreza e na humildade.

– Se fores como os Magos – segue o mesmo caminho que eles.