Sábios ou loucos?

12/11/2023 Por IAA

12 novembro 2023 – Domingo XXXII do Tempo Comum

Nestes três domingos até ao início do Advento vamos escutar três parábolas sobre a segunda vinda de Jesus.

A primeira, este domingo, conta a história de 10 miúdas convidadas para uma festa de casamento, mas em que só 5 participaram.

Nesta parábola o Esposo que vem é Jesus e cada um de nós, como estas jovens, somos os convidados para a boda. A questão é saber se chegaremos ou não a participar da festa.

1. O que é que necessário para participar no banquete?

– Estar preparado para ir ao encontro.

“Aí vem o esposo; ide ao seu encontro” Mateus 25:5. Isto é “viver cada dia como se fosse o último” – “não deixando para amanhã o que podes amar hoje”.

Tu podes continuar a adiar a tua conversão e a transformação do teu agir porque dizes que ainda tens muito tempo diante de ti. E se soubesses que ias morrer amanhã, o que é que mudarias, que farias ou deixarias definitivamente de fazer?

– Estar preparado para esperar porque as coisas não acontecem como nós imaginamos.

“Como o esposo se demorava, começaram todas a dormitar e adormeceram.” Mateus 25:5. Tu não consegues controlar nem prever todas as situações. Mesmo quando as coisas não se passam como tinhas previsto, estás pronto perseverar? Jesus dizia: “Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas” Lucas 21:19

– Ter as lâmpadas acesas.

Para entrar na festa não basta ter lâmpadas – é preciso que estejam acesas, e para isso é preciso combustível: azeite.

Corremos o risco de pensar que o facto de termos todos os sacramentos nos dá acesso garantido. Na verdade, é necessário mais do que isso, é preciso que o nosso coração arda e esteja em fogo. E o combustível, o azeite, é desejo da relação de Deus.

2. Como manter o fogo aceso? Com 3 D’s

– Com Dificuldade

Não são favas contadas! Jesus prometeu-nos a FELICIDADE e não a FACILIDADE. O caminho com Jesus é bom, mas não é fácil… por isso, se estás à espera de fazer isto com uma perna às costas, percebeste mal. Jesus disse que levarias uma cruz e não uma perna às costas.

Com Dedicação.

– Precisamos de conhecer melhor o Esposo (Jesus). O nosso coração nunca arderá de amor por alguém que não conhecemos. Mas quanto mais conhecemos, mais isso acontecerá. Já leste o Evangelho de Mateus, como tinha sido proposto? Então lê Marcos ou João!

– Dá a tua vida a Jesus. Chega de promessas… fá-lo! Hoje!

Com Deus, isto é a Sua graça.

O Espírito Santo é o fogo do amor de Deus. Então pede-o para a tua vida dizendo: “Pai, em Nome de Jesus, dá-me o teu Espírito”.

Pede-o muitas vezes ao longo do teu dia.

PPP

– Ler o Evangelho Marcos/João

– (Re)Dar a minha vida a Jesus

– Pedir o fogo do Espírito Santo: “Pai em Nome de Jesus, dá-me o teu Espírito.”