"Ide vós também para a minha vinha"

24 setembro 2023

É o apelo repetido por Jesus aos que encontrou às 9h00, 12h00, 15h00 e 17h00. Porquê esta insistência? Duas razões parecem ser o motivo:

– A vinha, como a ceara, é grande e poucos os trabalhadores (Lucas 10:2)

– Deus quer que sejamos seus colaboradores na construção do Reino de Deus. Desde o princípio Deus quis que o homem participasse no seu projeto. Disse ao primeiro par humano: “Crescei, multiplicai-vos, dominai a terra” (Genesis 1:28).

Assim, quando rezamos: “Venha a nós o Vosso Reino” (Mateus 6:10), comprometemo-nos a colaborar na sua vinda, na sua vinha!

Qual é o trabalho na vinha?

Deus convida-nos a realizar 5 tarefas. Elas são ao mesmo tempo um dom que recebemos pelo batismo e uma missão a realizarmos.

1. ORAÇÃO – ADORAÇÃO

A primeira missão é a oração, a adoração. Daí tudo deve partir e para aí tudo se deve dirigir. Mas não confundamos a oração e/ou adoração com “rezas”! Pelo batismo tornamo-nos filho(a)s de Deus; viver como tal é “adorarmos” aquele que nos criou, nos salvou e que habite em nós.

Como é que isto se faz?

– Aderindo pessoalmente a Cristo, dando-lhe a nossa vida.

– Pela oração pessoal (conversando com Deus) e pela oração Comunitária

– Pelos sacramentos e em especial pela Eucaristia

2. COMUNHÃO FRATERNA

A segunda tarefa consiste em escolher viver uma relação de comunhão fraterna.

Se o batismo nos tornou filho(a)s de Deus, fez-nos também irmãos uns dos outros. Deus é “Pai-nosso”!

É escolhermos ser família, ser uma igreja onde as pessoas se conhecem, se apreciam e cuidam umas das outras; onde ninguém entra e sai anonimamente, mas onde poderá sempre encontrar alguém “da casa” que diz: “Olá, meu nome é … Bem-vindo à nossa igreja! Uma igreja onde todos são bem-vindos, seja qual for a sua situação atual!

3. FORMAÇÃO DE DISCÍPULOS

A terceira tarefa é “configurarmo-nos a Cristo”, tornarmo-nos parecidos com Ele, de tal forma que possamos dizer também nós: “já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.” (Gálatas 2:19).

Assim nos tornamos discípulos que fazem a vontade do Pai. Discípulos que como Jesus, amam, servem e anunciam a Boa Nova.

4. SERVIÇO-MINISTÉRIO

Configurarmo-nos com Cristo, tornarmo-nos parecidos com Ele, passa por sermos servidores como Ele. Jesus dizia: “eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a vida” (Mateus 20:28).

Assim cada cristão é chamado a descobrir os dons e talentos que Deus lhe deu para colocá-los ao serviço da igreja e do mundo, aceitando um ministério, uma responsabilidade e crescendo em maturidade e compromisso.

5. EVANGELIZAÇÃO

Configurando-nos com Cristo, também nós somos enviados: “ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até ao fim dos tempos (Mateus 28:19-20).

Cada cristão é chamado a ser discípulo-missionário e a levar outros ao encontro com Cristo. Foi essa a missão que recebemos da sua parte.

PPP

– Fazer check up pessoal a partir dos 5 essenciais.

– Verificar qual dos essenciais necessita mais atenção.

– Escrever e partilhar no meu Pequeno Grupo* o que vou fazer.

* Ainda não tens um pequeno grupo? Inscreve-te para iniciares o caminho em igrejas.arroios.anjos@gmail.com ou dirige-te à secretaria de uma das igrejas.