COMO ENCONTRAR DESCANSO PARA A ALMA

15/07/2023 Por IAA

Mateus 11:28-30 “Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve”.

INTRODUÇÃO

1) Mateus capítulo 11 revela-nos quatro retratos distintos de Cristo:

1-Jesus, o juiz que repreende – v. 21 – Jesus tinha realizado grandes milagres em Corazin e Betsaida, mas o povo reagiu com indiferença à mensagem e às obras de Cristo. Jesus, então, repreende-os.

2- Jesus, o Filho que se alegra – v. 25 – Jesus mostra aqui a inescrutável sabedoria de Deus que revela as verdades do evangelho aos pequeninos. No Reino de Deus quem não se fizer como uma criança jamais poderá entrar no céu.

3- Jesus, é Deus feito carne que revela o Pai – v. 27 – Jesus mostra aqui, que ele é Deus. Ele é o criador do universo, o Rei imortal, que veio para nos revelar quem é Deus.

4- Jesus, é o Deus redentor que oferece descanso para a nossa alma – v. 28-30 Aqui nós temos a oferta do Evangelho:

I- ACEITAR O CONVITE DE JESUS – V. 28

Tu és convidado para um encontro e uma experiência com Cristo. A verdadeira salvação encontra-se somente em Jesus Cristo.

1- ENCONTRO COM CRISTO – “VINDE A MIM”

Esse convite é dirigido a todos. É um convite aberto a todos os que estão cansados e sobrecarregados com o peso do pecado ou o peso do legalismo. Não é discutir sobre Cristo, mas para um encontro com Cristo. Um encontro com aquele que é a vida, a paz, a alegria, a salvação. Vir a Cristo significa confiar nele. Entregar-se a ele.

2- EXPERIÊNCIA COM CRISTO – “VINDE A MIM, TODOS OS QUE ANDAIS CANSADOS E OPRIMIDOS, E EU VOS ALIVIAREI.”.

Há milhares e milhares de pessoas que são controladas pelo pecado. Vivem sob a opressão do medo, do vício, do pecado.

2.1. A escravidão do pecado – “Todos vós que andais cansados”. O pecado cansa. O pecado é um fardo. O pecado destrói as pessoas. O pecado é um fardo esmagador. Muitas pessoas já não aguentam mais viver com os seus vícios. São escravas. São cativas.

2.2. O peso do pecado – “… e oprimidos”. Junta da cruz, o fardo cai das tuas costas e ficas livre. Quando vamos a Jesus encontramos descanso para a nossa alma. Jesus oferece não apenas descanso espiritual, mas descanso físico, mental e emocional. “Deixo-vos a paz e a minha vos deu”.

II- ACEITAR A EXIGÊNCIA DE JESUS – V. 29 Esta obrigação é para:

1- ACEITAR UM RELACIONAMENTO COM CRISTO – V. 29 – “TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO”.

Há muitas pessoas que buscam viver os benefícios do evangelho, mas sem o compromisso de um estreito relacionamento com Cristo. Querem experimentar a paz, o perdão, o poder e propósitos das suas vidas, mas não querem compromisso com Jesus. Não há cristianismo sem compromisso com Jesus. Tomar o jugo de Cristo é uma profunda experiência. A escravidão de Cristo nos liberta. O jugo de Cristo é o sinal da liberdade. Quanto mais pertenceres a Cristo, mais livre te sentes. Quando tomas o jugo de Cristo encontrar a paz com Deus e a paz de Deus. Tomar o jugo de Cristo é tornar-se discípulo. É submeter-se a Cristo.

2- ASSUMIR UMA RESPONSABILIDADE COM CRISTO – V. “TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO”.

O jugo fala também do serviço sob o senhorio de Cristo. Assim como dois bois trabalham debaixo do mesmo jugo, o Senhor Jesus deseja que estejamos ligados a ele no serviço do Reino de Deus.

III- ACEITAR O DESAFIO DE JESUS AO DISCIPULADO – V. 29-30

Vir a Jesus e tomar sobre nós o jugo é algo que acontece quando acreditamos. Mas o discipulado é um processo. Quanto mais aprendemos de Cristo, mais desfrutamos da sua paz.

1- NÓS DEVEMOS APRENDER DE CRISTO – V. 29

Não é uma aprendizagem meramente teórica, mas uma experiência pessoal com Cristo e seu amor. Devemos buscar a intimidade com Jesus, como João. Devemos escutar o pulsar do coração de Jesus. Devemos aprender sobre a mansidão de Cristo. A mansidão não é fraqueza, é poder sob controle. Devemos aprender sobre a humildade de Cristo. A “humilde” significa escolher depender de Deus

2- NÓS DEVEMOS DESCANSAR EM CRISTO – V. 29

Quanto mais nós aprendemos de Cristo, mais nós descansamos nele. Quanto mais nós temos intimidade com Cristo, mais nós encontramos descanso para as nossas almas. Paulo diz isso de outra forma: “Agora já não sou eu mais quem vive, mas Cristo é quem vive em mim”. Devemos lançar não apenas a nossa ansiedade sobre ele, mas toda a nossa vida, a nossa alma. Cristo é o nosso descanso. Ele é a nossa paz. Ele é a nossa cidade refúgio. A palavra fé é colocar toda a sua alma, seu peso, seu fardo, sua vida sobre Cristo.

PPP

– Conversão

– Serviço.

– Discipulado