Domingo V da Páscoa

A conversa durante a Ceia, segundo João, estava densa. A certa altura Jesus diz: “Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho.” (João 14:3-4) O bom do Tomé, homem sempre muito prático diz: “Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?” (João 14:5). Como Tomé a nossa grande questão é como percorrer o caminho que levará à felicidade? Como se orientar no caminhar?

No caminho para a felicidade todos seguem algo ou alguém. Diante de ti apresentam-se várias possibilidades:

– Segues o que te der na “real gana”. Pergunta-te: se fizeres só que te apetece serás feliz e alcançarás os teus objetivos?

– Segues a multidão. Outra possibilidade é “fazer o que toda a gente faz” e ir com a multidão. Seguir a última moda, o novo guru ou o “influenciador” com mais seguidores. Pergunta-te: a multidão, tem um ar feliz, parece gente com sentido ou parecem perdidos e desorientados?

– Segues o GPS. As 3 letras do GPS que usas regularmente no teu telemóvel significam “Global positioning system” mas esse GPS não te pode conduzir à grande meta a felicidade. Mas tens um outro GPS, em que as 3 letras significam: “Guiados Pelo Senhor”. Se pedires a Deus: “Ó Senhor, ensina-me os teus caminhos! Faz com que eu os conheça bem. (…) Deus guia os humildes no caminho certo e lhes ensina a sua vontade.” Salmos 25:4.9 Como?

1. Pela Palavra de Deus

“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” (Salmo 119:105). Na Bíblia, Deus fala connosco. Nela tu descobrirás a verdade do que te conduz à felicidade e o que dela te afasta! “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.” (2Timóteo 3:16)

2. Pela tua inteligência

Deus deu a cada ser humano inteligência e uma consciência. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1:5). A consciência é como a “voz de Deus”. Ela transmite a lei divina e simultaneamente oferece condições para se julgar um ato realizado ou por realizar. Diz Paulo aos Coríntios: “A minha consciência, é verdade, de nada me acusa, mas nem por isso estou justificado; quem me julga é o Senhor” (1 Coríntios 4:4).

3. O conselho dos outros

Deus também fala aos outros. “Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir.” (Provérbios 19:20). Ao procurar conselhos, é bom escolher alguém que tenha maturidade espiritual, seja sábio, e que reze. Alguém próximo, mas que também seja livre para dizer a verdade que faça crescer!

4. Os acontecimentos

Deus pode guiar-te a traves de sinais ou “coincidências” para te chamar atenção. Quando oras, começas a dar-te conta que as coincidências não existem, são truques que Deus usa para não ter que explicar muito. “Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28).

5. A orientação do Espírito Santo

Quando oras Deus dá-te “o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e temperança.” “Gálatas 5:22-23). E conduz-te através dos teus desejos. Deus empurra-te para a frente, para o Bem, para o Bom, para o Belo, para o dom de ti, para o amor!

Por vezes de maneira extraordinária, por revelações ou visões! Ainda acontece!

És guiado por Deus quando estes 5 critérios estão Ok!

PPP

– Pede a Deus a sabedoria

– Toma um tempo para analisar as tuas últimas decisões.