19 fevereiro de 2023

Continuamos a escutar o Sermão da Montanha em Mateus de 5 a 7, este coaching de vida sobre como ser feliz! Jesus ensina à multidão e a cada um de nós as várias atitudes para ser feliz.

Esta semana Jesus continua a ensinar-nos como ser feliz na nossa relação com os outros.

Confrontados com a ofensa, a injustiça ou a vontade de poder, surge muitas vezes um desejo de vingança, a vontade de retribuir “olho por olho e dente por dente”. Como ultrapassar o desejo de vingança e a tentação de odiar?

Jesus apresenta-nos 5 atitudes para vivermos uma misericórdia radicalmente corajosa.

1. “Oferece-lhe a outra face… não resistas ao mal”

“Não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda” (Mateus 5:39).

Bater na face é não só um gesto de violência, como um insulto. Resistir ao mal seria responder à violência com uma força semelhante (isto é, violência) e à ofensa com ofensa. Todos temos a experiência que esse caminho só leva a mais violência e mais ofensa. Para terminar com essa espiral de mal, o caminho não é só a não-violência mas a coragem radical do amor (a outra face da violência e do insulto)!

Não permitas que o mal te controle, domina-o com o amor. Ainda acreditas que o amor transformará o mundo?

2. “Dá a quem te quiser tirar… Não te deixes roubar”

“Se alguém quiser levar-te ao tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto.” (Mateus 5:40)

Quantas famílias desavindas e irmãos se odeiam mortalmente por questões de heranças. O que é que para ti é mais importante, as relações ou os bens? Jesus desafia-nos à audácia de escolher sempre as relações de amor. Mas como viver isto sem vivermos tristes como espoliados?

Jesus dizia: “A minha vida ninguém ma tira, sou eu que a dou.” (João 10:18). Então, pede a coragem e a graça de dar quanto te quiserem tirar.

3. “Vai mais além… não te deixes ficar”

“Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas.” (Mateus 5:41)

Queres mesmo ganhar, queres mesmo vencer? Então, “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” (Romanos 12:21). Vai mais além do que “tens de fazer”. Não fiques só no “tem de ser”, pede a graça de “amar mais do que os outros” (João 21:15) “rivalizando na mútua estima” (Romanos 12:10). Porém, a grande vitória não é contra o outro, mas contra o mal, o orgulho e o egoísmo.

4. “Dá porque sim… não dês só porque merece”

“Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado.” (Mateus 5:42).

Uma das formas de vingança é dizer e agir a partir da expressão: “cada um tem o que merece”. Se Deus agisse assim connosco estávamos não só tramados, mas danados (isto é, ainda separados de Deus). Ora, a medida do amor é amar sem medida. A perfeição do amor é amar porque sim, como Deus!

5. “Ama até os teus inimigos… não discrimines”

O ódio afeta e infeta todas as relações. Não podemos ter no nosso coração amor e ódio; o ódio acaba sempre por infetar as relações com aqueles que amamos. É por isso que Jesus nos dá como meio para ser felizes: “Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem” (Mateus 5:44).

Atenção: não tentes fazer nada disto sozinho. Recorda o que Jesus dizia: “Sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5) e “Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível.” (Mateus 19:26)

PPP

– Olha para o fundo do teu coração e pergunta-te: estou magoado(a) com alguém? Já lhe perdoei?

– Pede a Jesus que liberte o teu coração do ódio, da mágoa e do ressentimento.

– Reza por uma pessoa que te magoou.