Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

1 janeiro 2023

Imitar Maria para ter um Feliz Ano Novo

Um novo ano começa! Como fazer com que este ano seja bom? Este ano trará alegrias, também tristezas, como todos os anos… mas isso não controlamos. Mas que atitudes podemos adotar para que este seja realmente um “Bom Ano”?

Podemos olhar para as atitudes de Maria, que hoje celebramos como Mãe de Jesus e Mãe de Deus. Viemos ao encontro de Jesus, e Ele dá-nos a Maria como modelo do discípulo. Ela poderia dizer-nos como o apóstolo Paulo: “Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo.” (1 Coríntios 11:1)

1 — Maria, modelo de acolhimento

“O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz”. (Números 6:24-25) Abençoar é dizer bem. Deus diz bem de nós e dá-nos a sua graça.

Maria pode ajudar-nos, pois ela é modelo de acolhimento perfeito das graças de Deus. Ela é a “Cheia de graça.” Mas sermos cheios da graça de Deus não depende só de nós, nem só de Deus.

Na carta aos Filipenses 2, 13 Paulo diz: “É Deus quem, segundo o seu desígnio, opera em vós o querer e o agir.” Mas nós precisamos de pedir essa graça: a de termos o coração aberto para receber as graças que Deus nos quer dar este ano, ter o desejo das bênçãos que Deus nos quer dar.

2 — Maria, modelo de fé

Maria acredita na palavra de Deus que lhe dirige o Anjo. É isso que Isabel afirma: “Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor”. (Lucas 1,45)

Mas nós vemos a fé de Maria a crescer e a desenvolver-se durante a sua vida. Ela foi aderindo, mais e mais, ao plano de Deus para si e para o seu Filho. E o culminar da fé de Maria é junto à Cruz.

Nesse momento a escuridão era enorme, mas a fé de Maria era ainda maior que as trevas do Calvário. E é nesse preciso momento que Jesus no-la dá como mãe e como educadora. Ela educa-nos na fé como o fez nas Bodas de Caná, quando diz aos serventes: “O que Ele vos disser, fazei-o.” (João 2:5). Assim, contemplando, escutando e obedecendo como Maria, crescemos na fé em Jesus.

3 — Maria, modelo de escuta

O evangelho dizia: “Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração.” (Lucas 2:19).

Esta foi a sua atitude durante toda a vida: acolher, guardar, meditar. E nós podemos imitar essa mesma atitude. No caso de Maria, o Verbo fez-Se carne no seu ventre. Se nós a imitamos, podemos também encarnar a Palavra de Deus. Como? Acolhendo, guardando, meditando: por exemplo, anotando a Palavra de Deus; memorizando momentos de presença de Deus; relendo as palavras escutadas na missa; pedindo ao Espírito Santo para entendermos o que Deus nos diz…

Deus fala-nos pela sua Palavra. Podemos imitá-la e pedir-lhe a graça de ler e conhecer a Sagrada Escritura.

Deus também nos fala pelos acontecimentos da vida. Maria guardava os acontecimentos, meditando-os, para entender o sentido das coisas e tu também o podes fazer.

PPP – Próximo Pequeno Passo

– Fazer um ato de abandono: “Meu Deus entrego-te as minhas preocupações para este novo Ano”

– Fazer um ato de fé: “Meu Deus, eu creio que “se vai cumprir tudo o que (me) foi dito da parte do Senhor”. (Lucas 1,45)

– Fazer um ato de confiança: Meu Deus eu confio em ti, porque eu sei que “tudo colabora para o bem dos que amam a Deus.” (Romanos 8:28)