40 dias para uma vida transformada — Atenção aos perigos

20/03/2022 Por IAA

Domingo III da Quaresma — 20 março 2022

A Quaresma está quase a meio e podemos sentir algumas dificuldades. Deus vê a nossa miséria e conhece os nossos sofrimentos, os nossos combates, as nossas fraquezas e quer/vem salvar-nos. Mas também nos diz duas vezes: “E se não vos arrependerdes, morrereis todos de modo semelhante.” Lucas 13, 3. A nossa conversão, apoiando-se na humildade e na força do coração de Jesus, levar-nos-á a uma vida transformada! Por isso, fiquemos atentos a 3 perigos que podem desviar-nos do nosso caminho para a Páscoa.

1o PERIGO: O ORGULHO
— Quando pensas que podes atingir a meta sem Deus…
O povo de Deus foi tentado pelo orgulho: os judeus atravessaram o Mar Vermelho, comeram o “pão do céu” no deserto, beberam água da rocha… Mas “a maioria deles não agradou a Deus e caíram mortos no deserto.” 1 Coríntios 10:5
Por isso São Paulo adverte os cristãos: “quem julga estar de pé tome cuidado para não cair.” 1 Coríntios 10:12. Se, porque conseguimos manter nossos propósitos, nos consideramos “superiores” aos outros, qual é realmente o estado do nosso coração?
— …procura o sacramento da reconciliação!
Que graça podermos reajustar os nossos desejos e o nosso coração à vontade de Deus, dando-lhe todos os nossos pecados! Isso faz-nos crescer na humildade! “Ele perdoa todos os teus pecados e cura as tuas enfermidades. Salva da morte a tua vida e coroa-te de graça e misericórdia.” Salmo 102:3-4

2o PERIGO: O DESÂNIMO
Quando te sentes atribulado…

Jesus enumera uma serie de desastres: o massacre dos galileus no templo, a queda da torre de Siloé…Por vezes, quando temos tribulações, caímos na tentação de pensar que são “um castigo de Deus”, mas Deus não castiga. Nessa altura devemos estar preparados para confiar em Deus. “Tudo colabora para o bem daqueles que amam a Deus.” Romanos 8:28
Quando pensas que Deus não age…
Deus revela-se pela sua misericórdia e proximidade e não controlando todos os desastres e injustiças. “Eu vi a situação miserável do meu povo no Egipto; escutei o seu clamor… Conheço, as suas angústias.” Êxodo 3 Deus é o Todo-Próximo!
Quando te sentes sozinho…
Quaisquer que sejam as tuas dificuldades tu não estás sozinho, Deus vela por ti com amor e ternura. “Não te deixarei nem te abandonarei.” Hebreus 13:5
…Volta-te para Ele e pede-Lhe “Pai, em nome de Jesus, dá-me o teu Espírito” de força e de perseverança!


3o PERIGO: A MOLEZA
Deus é FIEL … Ele é o “Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacob.” Êxodo 3:7… MAS Ele espera pela tua resposta. Ele quer libertar-nos. Por isso chama-nos a colaborar ativamente nesta obra de libertação. Como Moisés, Deus espera que cada um de nós diga “Eis-me aqui” Êxodo 3:4
Deus é PACIENTE… “O Senhor é clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade.” Salmo 102:8… MAS ele não te salva sem a tua colaboração. Ele espera de nós frutos, um fruto que às vezes demora a chegar, mas não espera “de braços cruzados”!
Deus CUIDA… “Senhor, deixa-a ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo. Talvez venha a dar frutos. Se não der, mandá-la-ás cortar no próximo ano.” Lucas 13:9… MAS espera que dês fruto. Se não produzirmos fruto, seremos cortados dele!
…permanece vigilante para contar sempre com a graça de nosso Deus que é
fiel e próximo.
PPP — Próximo Pequeno Passo
— Pergunta-te: “Em que ponto estou no meu esforço de conversão?
— Confessa-te
— Repete ao longo do dia uma palavra da Bíblia que te encoraje.