Domingo V da Páscoa

27/04/2024 Por IAA

28 abril 2024

Esta semana, Jesus apresenta-nos uma imagem da nossa relaçãocom Deus: Jesus é a verdadeira vinha. Deus Pai é o vinhateiro. Nóssomos os ramos.

O que nos ensina esta imagem acerca do nosso apelo a prosseguira missão de Jesus?…

Para o cristão, existem quatro possibilidades no que toca aosfrutos espirituais: a) Não dar fruto b) Dar fruto c) Dar ainda maisfruto d) Dar muito fruto.

O desejo de Jesus é que demos “muito fruto, e assim o Meu Paiserá glorificado” João 15;8.

I  O que é dar fruto?

Quando Jesus fala de dar fruto permanecendo Nele, está a fazerreferência ao fruto do Espírito que surge na vida daqueles queandam no Espírito. Assim, “dar fruto” não é opcional na vida cristã.Frutificação é resultado da obediência à palavra de Deus e ossussurros do Espírito Santo. É uma manifestação exterior de umamudança interior.

Se Deus nos libertou do pecado e nos chama a ser santos, estatransformação deve levar-nos a obedecer à sua palavra e a viverem conformidade com ela. “O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz,paciência, fidelidade, benevolência, temperança. Se vivemos peloEspírito, caminhemos também pelo Espírito. Gálatas 5:22-25

II —Três condições para que uma vida  fruto:

1— Ser purificado: Deixar-se podar pelo vinhateiro. Os ramos quedão fruto são podados, para que possam dar ainda mais fruto.Pode ser doloroso, mas o fruto torna-se assim mais abundante eperfeito. No que consiste a poda dos ramos? Em retirar o queabsorve energia, mas que não produz fruto.

O que há a cortar nas nossas vidas? O que deve ser retirado?Como se deixar podar, purificar pela palavra?

O Pai é o agricultor, é Ele que poda. Ele às vezes permite que nosatinjam circunstâncias e situações difíceis: financeiras, de saúde,oposição, incompreensão, um relacionamento difícil, etc. Taisprovações levam-nos ao limite das nossas próprias forças emáreas que não sabíamos que estávamos a agir pela nossa própriaforça e não pelo poder do Espírito. Vemos então a falta do fruto doEspírito e desperta em nós a necessidade de uma entrega maisprofunda a Jesus e uma obediência mais profunda à Sua Palavra.Está escrito: “… o Espírito Santo que Deus deu àqueles que lheobedecem”. Atos 5:32.

2— Permanecer em Cristo: Permanecer em Jesus é um estilo devida muito ativo! Significa viver de tal maneira que sempre meencontro Nele, andar de mãos dadas com Ele, viver segundo a SuaPalavra. Podemos não estar sempre cientes da sua presença, maso essencial é não consentir nada que d’Ele nos separe. Isto faz-sepela Vida de Oração, pela leitura da Palavra de Deus, e pelavivência dos sacramentos (em especial a Eucaristia e aReconciliação)

3— Obedecer: No reino de Deus, tudo depende da obediência. A queda veio por causa da desobediência, mas nós somos elevados por obediência. Sem isso nenhuma santificação pode acontecer, pois nós, pelo Espírito, esperamos ansiosamente pela esperança da justiça pela fé. Gálatas 5: 5. Enquanto filhos de Deus,procuremos sentir agrado em obedecer aos mandamentos doSenhor. E, se os seus mandamentos nos parecem difíceis,lembremo-nos de que está escrito: “Os seus mandamentos não sãopesados” 1 João 5:3

PPP  Próximo Pequeno Passo

— Pedir o fruto do Espírito

— Pedir para ser purificado

— Obedecer ao que Deus me diz