Como ser testemunha da Ressurreição de Cristo?

12/04/2024 Por IAA

14 abril 2024 — Domingo III da Páscoa

A Ressurreição de Jesus Cristo é uma experiência única e transformadora. Os discípulos de Jesus tiveram o privilégio de testemunhar a sua ressurreição após a crucificação, e esse evento mudou para sempre a maneira como eles viam o mundo e a sua própria fé.

A Ressurreição de Jesus é o ápice da história da salvação e da mensagem do evangelho. É a prova definitiva do amor de Deus por nós e da vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Como testemunhas dessa incrível realidade, somos chamados a compartilhar essa boa notícia com o mundo ao nosso redor e a proclamar o evangelho de Cristo a todos os povos.

1. Ser testemunha da Ressurreição implica ter tido um encontro pessoal com Jesus Cristo.

Isso significa ter uma relação íntima e pessoal com Jesus, acreditando Nele como Senhor e Salvador. A experiência da Ressurreição de Cristo não pode ser apenas uma história que ouvimos, mas tem que ser algo que vivemos e experimentamos nas nossas vidas: “Vós sois as testemunhas de todas estas coisas.” Lucas 24:48. “Deus ressuscitou-O (Jesus) dos mortos, e nós somos testemunhas disso.”  Atos 2:32.

Ao rendermo-nos, ao entregarmo-nos totalmente a Cristo, somos transformados pela Sua graça e pelo Seu poder, e isso capacita-nos para sermos testemunhas da Sua Ressurreição.

2. Para ser testemunha da Ressurreição de Jesus, é essencial conhecer e compreender as Escrituras.

“Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.” Lucas 24:45-47.

– A Bíblia é a Palavra de Deus, que nos revela quem Ele é, qual o Seu plano de redenção e a promessa da Ressurreição. Conhecer as Escrituras permite-nos fundamentar a nossa fé na verdade de Cristo ressuscitado e capacita-nos a defender e explicar a nossa esperança em Cristo àqueles que ainda não conhecem a verdade.

– Ser testemunha da Ressurreição de Jesus requer coragem e ousadia. Jesus disse aos Seus discípulos que seriam Suas testemunhas até aos confins da terra (Atos 1:8), e isso implica sairmos da nossa zona de conforto e falarmos do evangelho mesmo diante de oposição e perseguição. A mensagem da ressurreição não é popular no mundo, mas é necessária para a salvação da humanidade. Portanto, devemos estar dispostos a enfrentar desafios e dificuldades em prol da proclamação do evangelho.

3 Para ser testemunha da Ressurreição de Jesus precisamos de nos convertermos.

Portanto, arrependei-vos e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam perdoados.” Atos 3:19

Implica escolher viver uma vida santa e exemplar, refletindo o caráter de Cristo em todas as áreas da nossa vida.

Somos chamados a amar o próximo, perdoar aqueles que nos ofendem, praticar a justiça e viver em comunhão com Deus e com o próximo. A nossa conduta diária deve ser um testemunho vivo da transformação que a Ressurreição de Cristo opera em nós, atraindo outros para conhecerem a maravilhosa graça de Deus.

– Ser testemunha da Ressurreição de Jesus Cristo e anunciar o evangelho é uma missão nobre e urgente para todos os seguidores de Cristo. É necessário ter um relacionamento íntimo com Jesus, conhecer as Escrituras, ser corajoso e ousado na proclamação do evangelho e viver uma vida santa e exemplar. Que o Espírito Santo nos capacite a sermosverdadeiras testemunhas da Ressurreição de Jesus Cristo em todos os lugares e a todas as pessoas, para a glória de Deus e a salvação da humanidade.