Como viver a loucura da cruz no mundo de hoje?

02/03/2024 Por IAA

Domingo III da Quaresma – 4 março 2024

Muitas vezes, a Cruz é motivo de escândalo nas nossas vidas. Perguntamo-nos: porque é que isto nos está a acontecer? Como é que Deus pode permitir tal sofrimento? E é provável que a revolta se imponha nas nossas vidas e nos nossos corações! Mesmo que estejamos certos pela fé de que “os sofrimentos do tempo presente não se comparam com a glória que se manifestará em nós”, (Romanos 8:18) nos faz aceitar que a cruz nos obriga a entrar na “loucura de Deus (que) é mais sábio que os homens” e na “fraqueza de Deus (que) é mais forte que os homens”.

Num mundo marcado pela busca do que é agradável e prazeroso, acolher a cruz nas nossas vidas faz-nos viver em contramão.

Como viver a loucura da cruz no mundo de hoje?

1. Aceitando os mandamentos como caminho de vida, de verdade e de amor.

– Deus deu-nos 10 “palavras” para nos ajudar a crescer no amor a Deus e aos outros. O objetivo não é limitar a nossa liberdade, pelo contrário, o seu único propósito é fazer-nos alcançar o amor!

– Com estas “10 palavras” Deus quer orientar o nosso coração para Ele. Ele quer que estejamos próximos d’Ele, oferecendo-nos este caminho exigente, mas fonte de alegria para o coração.

2. Estando atento aos deslizes e à complacência 

– Cuidado com o “deixa andarO templo em Jerusalém não se transformou num mercado da noite para o dia. Isso aconteceu gradualmente, por uma questão de conveniência. A mesma coisa pode acontecer nas nossas vidas. Podemos encontrar muitas boas razões para não fazer exatamente como o Senhor nos pede.

– A conversão é para hoje! Jesus deixa isso muito claro: “Convertei-vos e acreditai no Evangelho” (Marcos 1,12-15)

– Estamos no mundo, mas não somos do mundo! (João 17:15-16). Viver ao jeito de Cristo é aceitar ter um coração indiviso, ser muitas vezes incompreendido, ser visto como fraco, um “cota”.

3. Crescendo no amor ao Templo de Deus: à Igreja e ao meu corpo.

– Jesus convida-nos a zelar pela casa do Pai! “Devora-me o zelo pela tua casa” João 2:17

Hoje, tornou-se moda falar mal da Igreja, mesmo entre os cristãos.Isso não é norma! Não se fala mal da própria família, é preciso protegê-la (sem querer esconder a todo o custo suas misérias e pecados) e melhorá-la. Um dia, um jornalista perguntou a Madre Teresa: “O que há de errado com a igreja?” Ao que ela respondeu: “Você e eu!”

 Igreja não é apenas o Papa, os Bispos e os sacerdotes, a Igreja é cada cristão! A igreja não pode ser melhor do que tu és!

– Somos templos de Deus porque somos criados à Sua imagem. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Assim, nosso corpo é o templo de Deus, e nosso coração é o templo e morada de Deus.

PPP:

– Pede a Jesus que te mostre o que está a mais no teu coração.

– Expulsa isso do teu coração: “Em nome de Jesus eu renuncio a…

Por exemplo: crítica, desespero, inveja, tristeza, vício de…

– Procura confessar-te, deixando que Deus te purifique do pecado.