Domingo XII do Tempo Comum

As leituras deste domingo põem em relevo a dificuldade em viver como discípulo, dando testemunho do projeto de Deus no mundo. No Evangelho, é o próprio Jesus que, ao enviar os discípulos, os avisa para a inevitabilidade das perseguições e das incompreensões; mas acrescenta: “não temais”. Jesus garante aos seus a presença contínua, a solicitude e o amor de Deus, ao longo de toda a sua caminhada pelo mundo.

Como anunciar o Evangelho na perseguição?

1. Jesus desafia-nos a combater três medos:

Medo da proclamação aberta da Boa Nova. A mensagem de Jesus não pode ficar circunscrita a um pequeno grupo, cobarde e comodamente fechado dentro de quatro paredes, sem correr riscos, nem incomodar a ordem injusta sobre a qual o mundo se constrói

– Medo da morte física. O mais terrível para o cristão, não é que os perseguidores o possam eliminar fisicamente; mas perder a possibilidade de chegar à vida plena, à vida definitiva…

– Medo que Deus não seja fiel à Sua palavra. Por isso, Jesus convida os discípulos a descobrirem a confiança absoluta em Deus.

2. Jesus desafia-nos a assentar a nossa fé e a nossa esperança sobre alicerces sólidos.

– A verdade vencerá. O Evangelho afirma: “nada é velado que não seja revelado” (Mateus 10:26). Em Cristo, todas as coisas foram reveladas. Se às vezes pode parecer longo e duro, chegará o momento em que a verdade triunfará. Mas a Verdade que é Cristo (João 14:6), quando a encontramos e conhecemos, liberta-nos. “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

– Podemos ter uma confiança absoluta em Deus. Também aqui o Evangelho especifica vigorosamente como Deus cuida de cada crente: “Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.” (Mateus 10: 29-31) Isto significa que o Senhor cuida de nós e conhece-nos (melhor do que nós próprios). Por isso podemos contar com ele.

– Somos pequenos demais para a tarefa, mas Deus dá-nos a Sua força. Como Jeremias, no sofrimento, não procures a força em ti mesmo, mas em Deus: “o Senhor está comigo como herói poderoso e os meus perseguidores cairão vencidos.” (Jeremias 20:11). Para aqueles que sofrem hoje ou estão desesperados, o importante é confiar-se nas mãos do Senhor.

Pergunta-te

– Tens falado de Jesus? A quem?

– Tens resistido à tentação a deixar de lado os teus compromissos de cristão?

– Tens resistido à tentação de negar a fé para não te comprometeres?

– Tens resistido à tentação de fazer compromissos para salvares o teu lugar?