Em João 10:10 Jesus diz: “Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância.”

Como é que Jesus nos dá essa vida abundante ou extraordinária?

Diz o evangelho que o Bom pastor vem ao encontro das ovelhas para as conduzir para fora. Em latim isso diz-se “ex-ducere” que significa “educar”. Jesus vem para nos fazer sair do conforto e da segurança do curral e mais profundamente de nós mesmos para alcançarmos essa vida extraordinária. Assim, para as educar, para as fazer crescer, convida-as a ter um papel ativo. Jesus usa 3 verbos de ação: escutar, conhecer, seguir. “as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora. Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha à sua frente e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz.” João 10:3-4

1. Escutar. Esta é sempre uma atitude fundamental.

“Um dos doutores da lei interrogou-o: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Jesus respondeu: O primeiro é: Escuta, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força.” Marcos 12:28-31

Para escutar devemos primeiro silenciar o mundo à nossa volta e em seguida fazer silêncio em nós mesmos. Só assim poderás escutar a voz do Bom Pastor e reconhecer a sua voz entre todas as outras.

Escutar é um verdadeiro sinal de amor. Escutar o quê? O chamamento de Deus, o convite para segui-lo. Ele está a chamar!

2. Conhecer

Na Bíblia, o conhecer não é algo meramente intelectual. É numa relação de amor que verdadeiramente conhecemos e somos conhecidos. É esta intimidade, esta compreensão mútua, esta estima profunda, esta comunhão de corações e mentes que marcam o amor! Deus conhece-te assim, mas o Seu desejo é que tu o conheças do mesmo modo.

Para que possa realizar em ti o Seu projeto de amor: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti, o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3

3. Seguir

Este verbo de ação expressa uma atitude livre: a de adesão, de toda a pessoa, a outra pessoa. Seguir é confiar, é ligar-se a alguém. Quantas vezes Jesus disse a diversas pessoas: “Segue-me!” Seguir alguém é também renunciar aos seus apegos, é colocar o outro à minha frente. É tornar-me seguidor, discípulo para que seja Ele que conduz, educa, tendo em vista adquirir:

– O mesmo pensar de Cristo: “Deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade, para poderdes discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que lhe é agradável, o que é perfeito” Romanos 12:2

– O mesmo sentir de Cristo: “Tende entre vós os mesmos sentimentos, que estão em Cristo Jesus”. Filipenses 2:5

– O mesmo agir de Cristo: “Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei”. João 13:34

Se concordares escutar, conhecer e seguir Jesus, então Ele te ajudará a encontrar a tua verdadeira identidade e alcançarás essa vida extraordinária que o teu coração anseia.

PPP

– Tira 10 minutos de silêncio (exterior e interior) para ESCUTAR Deus

– Durante o dia pergunta-te: O que é que Jesus faria nesta situação?

– Faz, como Jesus faria!