Nesta narrativa dos “Discípulos de Emaús” temos o paradigma de como Jesus age para nos fazer passar da desilusão, do desânimo, do desespero e da depressão à alegria, à vitalidade e à paixão de viver. E simultaneamente mostra-nos como podemos ajudar os outros quando se encontram nessas situações.

Então vejamos Quando sofremos e desanimamos, como é que Jesus age na nossa vida?

1. Sozinho não consigo

Quando nos sentimos mal muitas vezes abandonamos a comunidade e fechamo-nos nos nossos problemas. Jesus diz: “Sem mim nada podeis fazer.” João 15:5. Se conseguisses mudar o que te faz sofrer e deprimir, já o terias feito. Então deixa que Deus o faça! Como é que Ele age?

2. Jesus aproxima-se e caminha comigo.

“Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e pôs-Se com eles a caminho.” Lucas 24:15. Ele está perto de ti e caminha sempre ao teu lado mesmo quando tu ainda não te deste conta.

Foi essa a promessa de Jesus: “Eu estarei sempre convosco, até o fim dos tempos.” Mateus 28:20.

3. Jesus interessa-se por aquilo que vivo.

“Que palavras são essas que trocais entre vós pelo caminho?” Lucas 24:17. Jesus podia ter parado a viagem daqueles dois e ter dito que estavam completamente enganados. Porém, essa atitude não teria mostrado o quanto Jesus se interessa com o que vives e sentes. A tua tristeza e desilusões são importantes para Jesus.

4. Jesus escuta tudo o que tens para dizer.

“Cléofas, respondeu: Tu és o único habitante de Jerusalém a ignorar o que lá se passou estes dias. Ele perguntou: Que foi?” Lucas 24:18-19. Jesus está disposto a escutar tudo o que tens no teu coração, as tuas alegrias e tristezas; as tuas esperanças e desilusões. Ele quer saber. Abre-lhe o teu coração, conta-lhe tudo como se Ele não soubesse de nada. Tu precisas de esvaziar o teu coração para que Ele o possa encher com o seu fogo, o seu amor.

5. Jesus faz-se reler a nossa história à luz das Suas promessas

“Então Jesus disse-lhes: Homens sem inteligência e lentos de espírito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” Lucas 24:25-26. Quantas vezes as coisas estavam mesmo diante de nós não as vimos. Porém, sempre que relemos a nossa vida à luz das promessas de Deus, acabamos por nos dar conta que Ele estava connosco e sempre cumpriu o que tinha prometido.

6. Jesus quer dar-se a ver e que o reconheça.

“Quando se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-no. Mas Ele desapareceu da sua presença.” Lucas 24:30-31. Jesus quer não só estar presente, mas que te dês conta que Ele está sempre contigo. Ele quer pôr fogo no teu coração para que ardas e incendeies o mundo. A eucaristia é, por excelência, o lugar onde Ele se quer revelar a ti, incendiar-te para te fazer correr ao encontro da comunidade levando esse fogo.

PPP

– Conta a Jesus o que vives

– Relê a tua história e procura nela a presença de Deus

– Faz como Jesus quando encontrares pessoas tristes e desanimadas.