15 janeiro 2023 — Domingo II do Tempo Comum

A missão de João Batista era preparar o caminho ao Senhor. Por isso quando viu Jesus vir ao seu encontro disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É d’Ele que eu dizia: Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque era antes de mim.” (João 1:29-30) e a partir desse dia, João desaparece da cena principal. Que profunda humildade!

Para realizarmos a nossa missão, para alcançarmos a vitória, a meta, o caminho passa pela humildade.

Oito características da humildade em Deus

1ª A humildade consiste em viver em verdade.     
Se fossemos mais humildes, as críticas não nos afetariam tanto. Se alguém me chama à atenção e isso corresponde à verdade, porquê ficar aborrecido? Pelo contrário: isso pode ajudar-me, na medida em que reconheço minhas próprias limitações e fraquezas. Mas, humildade também é reconhecer as próprias virtudes e qualidades. O humilde sabe receber tanto as críticas como os elogios.

2ª A humildade consiste em saber aprender.        
Não existe ninguém tão ignorante que não tenha nada para ensinar nem ninguém tão sábio que não tenha nada para aprender. O humilde aprende até com as pessoas difíceis. “A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria”, dizia São Tomás de Aquino.

3ª A humildade consiste em saber servir.   
O humilde serve, o arrogante exige. Foi isso que Jesus nos disse: “Se eu, sendo Senhor e Mestre, lavei-vos os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.” (João 13:14). Uma das maneiras mais belas de expressar o nosso amor a Deus é servir os irmãos. Então sirvamos Deus amando o próximo e coloquemo-nos ao serviço da Igreja. A humildade caminha sempre ligada ao serviço.

4ª A humildade consiste em acolher as contrariedades e pedir perdão.

Dizia João Batista: “É necessário que Ele cresça, e que eu diminua.” (João 3, 22-30); e Pedro afirma: “Humilhai-vos, pois, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, Ele vos exalte” (I Pedro 5:6). Tu não precisas de procurar humilhações, basta que aceites as contrariedades e humilhações da tua vida e que peças perdão quando erraste.

5ª A humildade leva-nos a orar, a confiar em Deus e não em si mesmo.

Nem tudo depende de ti. Aprende a colocar a tua vida sob o controle de Deus. Não existe humildade sem oração. O humilde reza. Faz sempre a tua parte, mas deixa que Deus faça a Sua. Vive o que ensina a Escritura: “Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1Pedro 5:7). Deus cuida dos humildes! Confia n’Ele!

6ª A humildade leva-nos a pedir a ajuda de outros.
Se fores arrogante, orgulhoso, morrerás sozinho, sem pedir ajuda. Há coisas na nossa vida, que Deus só realiza por meio dos outros. O humilde sabe pedir ajuda porque reconhece os próprios limites e sabe que não é Deus.

7ª A humildade ensinanos a acolher os outros como são.
O arrogante julga os outros pelas aparências e conforme os seus critérios. O humilde acolhe, reconhece e alegra-se com as pessoas pelo que são.

8ª característica: A humildade faz-nos cultivar a gratidão. 
O humilde é grato a Deus. Mesmo quando existem problemas, ele sabe que Deus age, porque O reconhece, e louva Deus. O louvor faz parte do coração humilde. O humilde não é só grato a Deus como é agradecido aos outros. “A minha alma glorifica o Senhor. Meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva.” (Lucas 1, 46-48)

PPP

Treina a humildade fazendo o OPP

Obrigado – por algo que viveste ou recebeste.

Perdão – reconhece os teus erros e pede perdão a Deus e/ou aos outros.Please – Confia a Deus uma dificuldade e pede-lhe ajuda