Quais são a características desse amor? Como amar como Jesus?

15/05/2022 Por IAA

Domingo V da Páscoa — 15 maio 2022

O tema deste domingo é o do amor: o que identifica os seguidores de Jesus é a capacidade de amar até ao dom total da vida.
Jesus despedindo-Se dos seus discípulos deixa-lhes em testamento o “mandamento novo”. Mas que há de novo neste mandamento de amar-nos uns aos outros? Antes de Jesus já outros o tinha dito. O Levítico 19:18 diz: Não te vingarás nem guardarás rancor aos filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo.” E mesmo noutras sabedorias pagãs, anteriores a Jesus, ouvimos frases semelhantes: “Ser humano é amar as pessoas.” Lao Tzu (570 aC).
O que há de “novo” neste mandamento é que Jesus se apresenta como ponto de referência do amor (“como Eu vos amei”); as duas cenas precedentes (lavagem dos pés aos discípulos e despedida de Judas) definem a qualidade desse amor que Jesus pede aos seus.

Quais são a características desse amor? Como amar como Jesus?

I — Cristo amou PRIMEIRO!

“É nisto que está o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele mesmo que nos amou.”.1 João 4:10.
Ama como Jesus, no casal, na família, no trabalho, na paróquia, quem ama primeiro!

II — Cristo amou GRATUITAMENTE!

Deus não nos ama porque somos amáveis! O amor de Deus é incondicional. Deus não nos ama mais, porque somos bons cristãos, porque vamos à missa, porque praticamos a fé, porque fazemos isto e aquilo, não! E, inversamente, Deus não nos ama menos porque fizemos, dissemos ou cometemos tais atos! Deus ama-nos tal como somos!

III — Cristo amou com um amor FIEL!

“Louvai o Senhor, porque Ele é bom, porque é eterno o seu amor!” Salmos 136:1.
O amor de Deus é seguro e é para sempre. Deus continua a amar-nos mesmo se somos pecadores ou infiéis. Aquele que ama como Jesus ama para além das infidelidades e traições do outro.

IV — Cristo amou SERVINDO!

“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida” Marcos 10:45.
Amar é sair de si mesmo, é dar-se em atos concretos! Servir é dizer amo-te através de gestos!

“Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade.” 1 João 3:18.
Que as palavras de amor sejam acompanhadas de atos e, se possível, que as ações sejam acompanhadas por palavras.

V — Cristo amou PERDOANDO

“Eu também não te condeno. Vai e de agora em diante não tornes a pecar.” João 8:11.
Cristo olhou para todas as pessoas que encontrou, as prostitutas, o ladrão, aquele que o traiu ou o negou, e viu em cada uma delas a sua beleza oculta. Somos magníficos ícones de Deus. Às vezes, ícones danificados são distorcidos pelo pecado, mas o que não se faria para restaurar esse ícone danificado? Perdoar é continuar a amar o outro além do mal. Perdoar é fazer o amor vencer!

VI — Cristo amou ATÉ AO FIM, LOUCAMENTE.

“Jesus, sabendo bem que tinha chegado a sua hora da passagem deste mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mundo, levou o seu amor por eles até ao fim.” João 13:1.
Jesus amou muito, dando sua vida por nós. Até ao último suspiro! Até à última gota de sangue, até à doação total e absoluta. O amor é exigente, radical. Amar como Jesus é amar até doer!

PPP
— Escolhe, cada dia, amar “como Jesus”

— Para amar como Jesus necessitas do seu amor; pede-lho!

— Começa a treinar no fim da missa!