Como ser uma ovelha do Bom Pastor?

08/05/2022 Por IAA

Domingo IV da Páscoa — 8 maio 2022

Este Quarto Domingo Pascal é o “Domingo do Bom Pastor”, a liturgia propõe um trecho de João 10, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho. As ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta de viver em intimidade com ele e a segui-l’O. É dessa forma que encontrarão a vida em plenitude.

Jesus apresenta três atitudes, três verbos que caracterizam “as suas ovelhas”: Escutar, Conhecer e Seguir.

I — Escutar“As minhas ovelhas escutam a minha voz.” João 10:27.

Escutar é um mandamento desde o tempo de Moisés: Shemá Israel “Escuta, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.” Deuteronómio 6:4. Como escutar a voz de Deus?

— Fazer silêncio 

— Orar: “Diálogo íntimo de amor; vivido frequentemente e a sós com Deus de quem nos sabemos amados” Santa Teresa de Ávila

— Ler e meditar a Palavra de Deus

— Querer ouvir e querer obedecer- por vezes não queremos ouvir porque não queremos obedecer!

II — Conhecer“Eu conheço as minhas ovelhas” João 10:27

O segundo verbo, a segunda atitude da ovelha é conhecer, diz Jesus.

O conhecer no sentido bíblico significa uma relação de intimidade – “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” Lucas 1,26” – e de vulnerabilidade!

— Despido de medos e de máscaras. “Sonda-me, Senhor, e vê o meu coração; põe-me à prova para saber os meus pensamentos.” Salmo 139:23

— Procurando a intimidade e a comunhão de amor: “Durante as noites busquei aquele que meu coração ama.” Cânticos 3:1 

III — Seguir“elas seguem-Me” João 10:27

A terceira atitude de uma ovelha do Bom Pastor é que ela segue-O. Depois de escutarmos a voz de Jesus, e de termos experimentado essa intimidade com Ele, é impossível não O seguir. Isso significa, concretamente, percorrer o mesmo caminho de Jesus, numa entrega total aos projetos de Deus e numa doação total, de amor e de serviço aos irmãos.

O que é que Jesus me tem pedido e o que é que tenho feito?

Se aceitarmos ser ovelhas do Bom Pastor ele promete-nos:

“Eu dou-lhes a vida eterna” João 10:28 A vida eterna não é algo para depois da morte. É vivermos desde já do que é eterno, do que não passa, isto é, de Deus e dos seus dons: “amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança” Gálatas 5:22

“Ninguém as arrebatará da minha mão.” João 10:28

Que segurança para nós! Saber que estamos em segurança na mão de Deus. Jesus veio tomar a humanidade pela mão para dela cuidar, curar, conduzir, erguer, numa palavra, “salvar”. 

PPP

— Escutar Jesus: Ler João 10:1-18 e/ou João 15:1-17

— Confiar a Deus uma preocupação ou um medo

— Fazer algo de concreto que Jesus me tenha pedido ou inspirado.