Como viver a missão que Jesus nos confia?

01/05/2022 Por IAA

Domingo III da Páscoa — 1 maio 2022

A liturgia deste Domingo recorda-nos que a comunidade cristã tem por missão testemunhar e concretizar o projeto libertador que Jesus iniciou; e que Jesus, vivo e ressuscitado, acompanhará sempre a sua Igreja em missão, vivificando-a com a sua presença e orientando-a com a sua Palavra.

Embora o mundo se oponha ao projeto libertador de Jesus testemunhado pelos discípulos, o cristão deve antes obedecer a Deus do que aos homens.

I — Com Jesus!

— Sem Jesus nada! A pesca é feita durante a noite. A noite é o tempo das trevas, da escuridão: significa a ausência de Jesus – “Eu sou a luz do mundo” – João 9:5. O resultado da ação dos discípulos (de noite, sem Jesus) é um fracasso rotundo “sem Mim, nada podeis fazer” – João 15:5.

— “Trabalhar” para Deus ou com Deus? A relação e a comunhão com Deus são fundamentais na missão porque a fecundidade é dom de Deus: “Eu plantei, Apolo regou, mas foi Deus quem deu o crescimento. Assim, nem o que planta nem o que rega é alguma coisa, mas só Deus, que faz crescer.” 1Coríntios 3:6-7

II — Obedecendo à sua palavra

Concentrados no seu esforço inútil, os discípulos nem reconhecem Jesus quando Ele Se apresenta. O grupo está desorientado e dececionado pelo fracasso, posto em evidência pela pergunta de Jesus (“tendes alguma coisa de comer?”). Mas Jesus dá-lhes indicações e as redes enchem-se de peixes: o fruto deve-se à docilidade com que os discípulos seguem as indicações de Jesus.

Obedecer significa fazer:

O que Jesus manda – “Lançai as redes”

Como Jesus manda – “para a direita do barco”

Quando Jesus manda – “e encontrareis.”

O êxito da missão não se deve tanto ao esforço humano, mas sim à presença viva do Senhor ressuscitado e à obediência à sua Palavra.

III — Amando

De facto, só podemos viver bem a missão pelo amor.

— O amor permite reconhecer Jesus. Os apóstolos viram a pesca milagrosa, mas só “O discípulo que Jesus amava” é capaz de intuir a presença Jesus. Por isso “disse a Pedro: «É o Senhor!»” João 21:7. É esta relação de amor que permite reconhecer Jesus presente na nossa vida.

— O amor capacita para a missão. Jesus conversando com Pedro, não lhe pede que faça uma confissão do seu pecado por tê-lo negado 3 vezes; pede-lhe que lhe confesse, que lhe declare o seu amor. Para a missão, Jesus não procura gente “impecável” – não as há – procura gente que seja capaz de dizer: “Senhor, Tu sabes que Te amo”.

— O amor até ao fim. Viver a missão é dar a vida: “estenderás a mão e outro te cingirá e te levará para onde não queres.” João 21:18

PPP

Dizer: “Eis-me aqui Jesus, podes enviar-me.”

Pedir: “Senhor dá-me hoje a ocasião de falar de ti.”

Obedecer: Falar a alguém que Jesus nos mostre