Como avançar na fé quando se tem medo?

24/04/2022 Por IAA

Domingo II da Páscoa — 24 abril 2022

Os discípulos estavam fechados com medo dos judeus. Na verdade, nos seus espíritos estava tudo obscuro, confuso e o medo dominava. E quando o medo ganha ele anestesia até a fé. O medo não vem de Deus! Como manter a fé quando se tem medo? Como caminhar na fé quando temos dúvidas, quando é difícil na vida, na família, no trabalho, no casamento e tudo parece ter desabado à nossa volta?

O Evangelho deste domingo dá-nos a resposta a estas perguntas. É Jesus ressuscitado que oferece 4 presentes que nos permitem vencer o medo: a paz, a confiança, a alegria e a missão.

I — O dom da paz!

As primeiras palavras de Jesus são: “a paz esteja convosco” João 21:21. Esta paz que Jesus oferece foi alcançada na Cruz, pois mediante o seu sacrifício Jesus realizou a reconciliação entre Deus e a humanidade e venceu o pecado e a morte.

Assim, também tu podes estar em paz com Deus porque Jesus perdoou todos os teus pecados, apagou todos as tuas culpas, e reconciliou-te plenamente com o Pai. 

Esta paz é um dom da misericórdia de Deus e dom do Espírito Santo que Jesus derrama nos nossos corações. 

Diz o Evangelho que Jesus soprou sobre os discípulos e disse-lhes: “recebei o Espírito Santo”, e com esse dom recebem todo o fruto do Espírito Santo: “o amor, a alegria, a paz…” Gálatas 5:22.

II — O dom da confiança

Aparecendo aos discípulos, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. Eles podem constatar que aquele que está ali diante deles é o mesmo que foi pregado na Cruz. Os discípulos podem assim ter a certeza de que tudo o que Jesus dissera se realizou e se realizará. Assim, é pelas chagas de Jesus que os discípulos passam da incredulidade então à confiança. Que Tomé passou da dúvida à fé.

III — O dom da alegria

O Evangelista diz que “os discípulos se encheram de alegria ao verem o Senhor” João 21:20. E há também um versículo, no Evangelho de Lucas, que diz que eles não conseguiam acreditar, pois era tanta a alegria. Também nós, quando porventura nos acontece algo de incrível e de belo, dizemos: “não acredito, não pode ser verdade!” Os discípulos sentiam-se assim, não conseguiam acreditar devido à alegria. Esta é a alegria que Jesus nos traz. 

Se estiveres triste, se não estiveres em paz, olha para Jesus crucificado, olha para Jesus ressuscitado, olha para as suas chagas e encontrarás aquela alegria.

IV — O dom da missão

Jesus traz também aos discípulos o dom da missão. Diz-lhes: “assim como o pai me enviou, também eu vos envio a vós” João 21:21. A ressurreição de Jesus é o início de um dinamismo novo de amor, capaz de transformar o mundo com a presença do Espírito Santo.

Jesus ressuscitado realiza assim 3 atos na vida dos discípulos:

— Pacifica-os: “a paz esteja convosco” e convida-os à confiança;

— Fortifica-os: “Jesus soprou sobre eles” e dá-lhes o Espírito Santo;

— Envia-os em missão: “Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós”.

Quando temos medo precisamos então que Jesus nos transforme: transforme a nossa tristeza em alegria, transforme a nossa dúvida em confiança, transforme o nosso medo pelo Espírito Santo em ação para testemunharmos que Jesus está vivo.

PPP

— Confia os teus medos a Jesus

— Pede-lhe o Espírito Santo e os seus frutos

— Partilha com alguém algo que Jesus fez na tua vida