40 dias para uma vida transformada — Como passar da tristeza à alegria Deus?

27/03/2022 Por IAA

Domingo IV da Quaresma — 27 março 2022

Celebramos o Domingo da alegria. O Evangelho revela que essa alegria é antes de mais a de Deus que vê o seu filho que volta a casa, que estava morto e voltou à vida! Depois de se ter separado do pai e ter experimentado a morte o filho mais novo regressou a casa e pode novamente participar na alegria do pai.

Como passar da tristeza e da morte à vida e à alegria?

Sigamos os passos do filho mais novo.

I — “Caindo em si”

“Caindo em si, disse: ‘Quantos trabalhadores de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui a morrer de fome!” Lucas 15:17

O primeiro passo do caminho de regresso à casa do Pai não foi para fora, foi antes uma viagem para dentro: “caindo em si”.

Nessa busca o filho deu-se conta de duas coisas: 1ª a felicidade sempre esteve junto do Pai; 2ª que se tinha enganado: a felicidade não estava onde ele imaginava e procurava.

Mais do que um exame de consciência o filho fez memória da bondade do Pai, da forma como ele cuida dos seus trabalhadores e da abundância da sua casa.

Percorre esse caminho de interioridade, “caindo em ti” e recorda a bondade do Senhor por ti. Em seguida pergunta-te: tenho encontrado a felicidade que procurava?

II — “Vou-me embora, vou ter com meu pai.” Lucas 15:17

Não basta ficar na consciência da bondade de Deus e da nossa pobreza, precisamos de agir em consequência! Esse é o grande passo da conversão: deixar o que nos prende na tristeza e na morte e voltarmos para Deus. Isso implica:

— Coragem para admitir o erro sem a negação nem culpabilidade.

Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho” Lucas 15:18

A tentação pode ser a de minimizar o pecado cometido, de desculpar racionalizando ou de cair na culpabilização… qual delas a pior!

— Coragem de volta para casa

“Pôs-se a caminho e foi ter com o pai.” Lucas 15:20

Recorda o seu olhar de bondade, ele te dará coragem. O salmo diz: Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes,o vosso rosto não se cobrirá de vergonha.” Salmo 33, 6.

Procura Deus com confiança e humildade. “Procurei o Senhor e Ele atendeu-me, libertou-me de toda a ansiedade.” Salmo 34:5

Volta como estás e ousa dizer: “Pai, pequei contra o céu e contra ti”. Lucas 15, 18. Deus ama-te porque Ele é bom e tu és Seu filho(a).

III — Acolha misericórdia do Pai

— Deixa-te abraçar e beijar por Deus.

Se deixares o Pai abraçar-te e cobrir a tua miséria com beijos, então compreenderas que é a ti que Deus diz: Hoje tirei de vós a vergonha do Egipto.” Josué 5, 9. 

— Reconhece que é Deus quem te salva.

O nosso pecado leva sempre à morte, se nos reconciliamos com Deus é graças à sua misericórdia e não aos nossos méritos. Na verdade, é Deus que em Cristo reconcilia o mundo consigo. 2Coríntios 5:19. Assim, acolhe a Cristo como o único salvador.

— Deixa-te conduzir por Deus na festa do perdão.

O desejo de Deus é poder celebrar porque estamos com Ele novamente: “Tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado!” Lucas 15, 32.

PPP

— Faz memória da bondade de Deus Pai.

— Faz uma lista do que já mudou desde o início da Quaresma.

— Levanta-te e volta novamente à casa do Pai para pedir e receber o seu perdão.