EU SOU QUEM DIZES QUE EU SOU!
“FOSTE FEITO PARA A FELICIDADE!”, DIZ DEUS!

13/02/2022 Por IAA

Domingo VI do Tempo Comum — 13 fevereiro 2022

Nas bem-aventuranças, Jesus diz-te: “Foste feito para a felicidade!”. O sermão da montanha é como um “coaching” de Jesus para seres feliz.
Foste criado para ser santo e ser santo também é ser feliz! Feliz ao jeito de Deus e segundo a sua perspetiva. Então, como ser feliz ao jeito de Deus?
Jesus diz que para sermos felizes necessitamos de começar por transformar as nossas atitudes face aos desafios da vida.

I Face à tua pobreza, miséria e fraquezas… ESCOLHE A HUMILDADE!
— Quando te sentes pobre, fraco, incapaz… admite-o e di-lo a Deus.
Nessa situação muitas pessoas reagem com raiva ou murmurando, com medo ou resignação, trabalhando ou esforçando-se ainda mais.
“Maldito quem confia no homem e põe na carne toda a sua esperança, afastando o seu coração do Senhor.” Jeremias 17, 5
Mas podes escolher ser humilde admitindo que não tens o que é necessário para viver essa situação, dizendo-lhe as tuas incapacidades e limites. Escolhe ser dependente de Deus.

— Confia na bondade de Deus e pede-lhe o que necessitas. “Bendito quem confia no Senhor e põe no Senhor a sua esperança.” Jeremias 17, 7

Recorda a bondade de Deus na tua vida e com a certeza de que Ele te ama, pede-lhe o que necessitas. Benefícios da humildade: 1 — O stress diminui, porque sei de Deus é Deus e toma conta de tudo. 2 — As relações interpessoais melhoram, porque sei que não sou o melhor do mundo e que necessito dos outros. 3 — Permito que Deus aja na minha vida.

II Face aos vazios da tua vida… ESCOLHE SACIAR-TE DE DEUS.
O que tu desejas determina quem tu és! Na vida nós não temos tudo o que queremos, mas o que desejamos e procuramos determina quem nós somos.
— Cria vazio na tua vida. Quando estamos cheios de bens, cheios de nós mesmos, o perigo é vivermos insatisfeitos e continuarmos à procura de mais coisas, bens… e de enterrarmos a sede de Deus inscrita no do nosso coração. Esvazia-te para dar espaço a Deus.
— Só Deus pode saciar a tua fome e a tua sede de felicidade. “Tu nos criaste para ti, Senhor, e nosso coração não encontra repouso até que descanse em ti.” (S. Agostinho) A nossa felicidade é proporcional à nossa fome do amor de Deus. “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba… do seu seio correram rios de água- viva.” João, 7:37
— Pede a sede de Deus. “Dá-me de beber!” João 4, 7 “Tenho sede!” João 19, 28. “Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro. A minha alma tem sede de Vós. Por Vós suspiro, como terra árida, sequiosa, sem água.” Salmo 63, 1

III Face ao que te entristece e faz chorar… ESCOLHE SER HONESTO.
Não é fácil saber chorar pelo que nos deixa tristes e nos faz sofrer. Por isso, muitas vezes fugimos a esses sentimentos procurando compensações, na comida, na bebida, nas compras, nos écrans. Essas “fugas” não só não resolvem o problema como ainda nos tornam viciados.
— Sê honesto, sê verdadeiro… admite o que sentes e di-lo a Deus. Não ponhas uma máscara. Tu podes sentir-te triste, Jesus também sentiu tristeza.
— Pede a Deus que te console. “Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem os vossos pedidos a Deus.” Filipenses 4:6
— A felicidade nas provações é possível! “Sêde alegres, em todas as circunstâncias.” 1 Tessalonicenses 5:16 “Pois nem tribulação, nem angústia, nem perseguição, nem morte! Nada pode nos separar do amor de Jesus Cristo.” Romanos 8, 38- 39. Acredita “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” Romanos 8:28!

IV Face às perseguições por causa de Jesus… ESCOLHE UNIR-TE A JESUS
— Coragem… os amigos de Jesus partilham a sua cruz! “Que onde eu estiver, estejais também vós” João 14, 3
— Não somos maiores que Jesus! Ele foi perseguido… Nós também seremos! Estamos prontos para viver este martírio como tantos outros cristãos do mundo? — Jesus permaneceu sempre unido ao Pai na paixão.

PPP Próximo Pequeno Passo
Aprende estes versículos de cor e repete-os conforme necessário para entrar no “ponto de vista” de Deus! Romanos 8, 18. 28. 38-39
— “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.” Romanos 8, 18
— “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” Romanos 8:28
— “Pois tenho a certeza de que (nada) nos pode separar do amor de Deus.” Romanos 8, 38-39