FÉ que CURA

26/06/2021 Por IAA

27 junho 2021 Domingo XIII do Tempo Comum

Uma vez mais, neste Domingo, a Palavra de Deus que escutamos convida-nos a entender os dinamismos da Fé na nossa vida e a vivê-la mais plenamente. Desta feita, o Evangelho fala-nos de uma Fé que Cura: «Minha filha, a tua fé te salvou» (Marcos 5, 34); «Não tenhas medo! Acredita apenas» (Marcos 5,36)

Este evangelho é profundamente realista: confrontado com a doença e a morte, que nos crucificam e angustiam, Jesus apela à nossa fé. Muitas vezes nos confrontamos com estas realidades difíceis, e o Senhor diz-nos o mesmo: «Não tenhas medo! Acredita apenas!»

Como podemos viver essa Fé que cura, que salva, que ressuscita os mortos?…

  1. Acreditar que Deus não quer nem provoca a doença e a morte

Deus é o Senhor da Vida, e quer que estejamos de saúde e cheios de Vida, pois somos criados à sua imagem e semelhança. «Deus não nos fez para a morte, e não Se alegra ao ver morrer os seus» (Sabedoria 1,13)

  1. Acreditar que Deus toma conta de nós

«Tu és precioso aos meus olhos, Eu te estimo e te amo.» (Isaías 43,2-4)

Deus providencia tudo e dá-nos as armas necessárias para vencer o mal nos nossos corações e, por vezes também, nos nossos corpos. Ele está ao nosso lado. 

  1. Acreditar que Jesus é o Salvador do mundo

«Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho Único, para que todo aquele que acredita Nele não morra, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para o julgar, mas para o salvar.» (João 3,16-17)

Com Deus, tudo se pode tornar vida! Mesmo se, por vezes, não se dá a cura do corpo, mesmo se por vezes atravessamos desertos espirituais, tudo pode gerar vida quando se vive, pela fé, com Deus.

  1. A Fé incarnada na vida

– Ao longo do tempo, na paciência e na perseverança: «Pela vossa perseverança, salvareis as vossas almas» (Lucas 22,19)

– No concreto da vida: a Fé a que somos chamados enraíza-se na vida quotidiana, ajuda-nos a vivê-la plenamente. É na mais simples das refeições, numa bebida, num simples olhar que se exprime a maravilha da vida a que Jesus nos chama.

– Na ação e no desejo de curar: se eu quero fazer crescer a vida de Deus em mim, há que me pôr a caminho em direção a Ele.