Imitar JESUS, para dar fruto

02/05/2021 Por IAA

V Domingo de Páscoa, 2 maio 2021

Esta semana, Jesus apresenta-nos uma imagem da nossa relação com Deus: Jesus é a verdadeira vinha. Deus Pai é o vinhateiro. Nós somos os ramos.

O que nos ensina esta imagem acerca do nosso apelo a prosseguir a missão de Jesus?…

Para o cristão, existem quatro possibilidades no que toca aos frutos espirituais:

a) Não dar fruto | b) Dar fruto | c) Dar ainda mais fruto | d) Dar muito fruto 

O desejo de Jesus é que nós demos «muito fruto, e assim o Meu Pai será glorificado».

I — O que é dar fruto?

Dar fruto é uma manifestação exterior de uma mudança interior. Se Deus nos libertou do pecado e nos chama a ser santos, esta transformação deve levar-nos a obedecer à sua palavra e a viver em conformidade com ela. «O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, fidelidade, benevolência, temperança. Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também pelo Espírito.» (Gálatas 5,22-25)

II —Três condições para que uma vida dê fruto:

1— Ser purificado: Deixar-se podar pelo vinhateiro. Os ramos que dão fruto são podados, para que possam dar ainda mais fruto. Pode ser doloroso, mas o fruto torna-se assim mais abundante e perfeito. No que consiste a poda dos ramos? – em retirar o que absorve energia, mas que não produz fruto. O que há a cortar nas nossas vidas? O que deve ser retirado? Como se deixar podar, purificar pela palavra?

2— Permanecer em Cristo: Podemos não estar sempre cientes da sua presença, mas o essencial é não consentir nada que d’Ele nos separe. Isto faz-se pela Vida de Oração, pela leitura da Palavra de Deus, e pela vivência dos sacramentos (em especial a Eucaristia e a Reconciliação)

3— Obedecer: Enquanto filhos de Deus, devemos sentir agrado em obedecer aos mandamentos do Senhor. E, se os seus mandamentos nos parecem difíceis, lembremo-nos de que está escrito: «Os seus mandamentos não são pesados» (1 João 5,3)

PPP – Próximo Pequeno Passo

— Pedir o fruto do Espírito

— Pedir para ser purificado

— Obedecer ao que Deus me diz