Como avançar quando temos dúvidas e medo

10/04/2021 Por IAA

II domingo da Páscoa 11 de abril de 2021

Eis os discípulos reunidos, depois da morte de Cristo, no Cenáculo, onde se fecharam a sete chaves, por causa do medo! E onde domina o medo, até a fé é anestesiada! O medo não vem de Deus, é o sinal de falta de fé!

Eis a razão da primeira palavra de Jesus aos discípulos após a Ressurreição: «A Paz esteja convosco!» Jesus Cristo apazigua os discípulos, convida-os a combater os seus medos, suscitando o oposto do medo: a confiança!

I O exemplo de Tomé

Tomé passa a ser considerado o modelo dos que não acreditam. Mas talvez a característica mais marcante de Tomé é a sua coragem!

Por outro lado, Tomé, mesmo sem ter visto Cristo Ressuscitado, permaneceu com os Apóstolos até ao Domingo seguinte. A história de Tomé é menos a história de alguém que precisa de ver para crer, do que a história de alguém que passa pela provação da fé

II A Misericórdia de Deus, remédio para as dúvidas e o medo

Hoje celebramos o Domingo da Divina Misericórdia, e não foi o acaso que levou João Paulo II a escolher este Domingo para esta festa. Quando Jesus aparece, Ele não os recrimina nem traz o assunto à baila!

Mas falta ainda o ponto chave deste relato: «Recebei o Espírito Santo! A quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoado; a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos».

Muitas vezes não estamos mesmo deprimidos, estamos é acabrunhados pelo mal do qual por vezes somos responsáveis! E é a esse alguém acabrunhado que Jesus diz hoje: «deixa-Me te amar! Deixa-me te libertar das dúvidas, dos medos, do mal estar, dos teus pecados; Eu quero renovar-te, recriar-te, dar-te a minha Paz!»

Jesus veio para nos amar, nos sustentar, nos tomar pela mão e dar-nos o seu amor e o seu perdão infinitos! A força do Espírito Santo, que as transforma, pelo amor ativo, em perdão! Deus perdoou tudo! 

III A transformação dos Apóstolos

Quando Jesus soprou sobre eles:

— a tristeza converteu-se em alegria

— a dúvida converteu-se em certeza

— o medo converteu-se em confiança

— a culpa converteu-se em liberdade

— a tepidez converteu-se em fortaleza

— a demissão converteu-se em discipulado missionário

O mesmo pode acontecer na tua vida!

PPP – Próximo Pequeno Passo

Hoje, na missa, depois da Consagração, pede a Jesus:

— Que te liberte da dúvida e do medo

— Que venha ao teu encontro, te fortaleça, te dê o Espírito Santo e que te envie em missão